segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dicas para uma noite tranquila

Ter uma boa qualidade de sono faz toda a diferença – traz a energia necessária para receber o novo dia com entusiasmo e transformá-lo em algo produtivo.

Vivemos num tempo em que as pessoas têm tido cada vez mais dificuldades com o sono. Boa parte disso é motivada pelo estresse de nossas vidas profissionais e pessoais.

Se você faz parte desse time, há alguns entendimentos importantes a absorver:


- Sua finalização de noite deve ser o mais tranqüila possível
Por exemplo: escolhendo programações de TV mais leves, filmes de menos ação, músicas que
provoquem boas lembranças e tranquilidade. Além disso, sua alimentação deve ser mais leve, evitando também bebidas energéticas.

- Evite tratar de assuntos importantes no final do dia.
Quando conseguimos trabalhar o ambiente externo, meio caminho está andado.

Mas, também devemos trabalhar o “ambiente interno”:
- Quando vamos dormir e começamos a relaxar, entramos num estado natural de transe, onde a consciência “baixa a guarda” e tudo o que pensamos vai direto para o inconsciente. Sendo assim, os pensamentos desse período devem ser os mais brandos possíveis.

Uma forma de ir dominando essa questão, é fazer agradecimentos. Sem nenhuma intenção religiosa ou mística. A questão é que, quando agradecemos, mandamos mensagens de “capacidade” para nosso inconsciente, que estando aberto á programação pré-sono, acatará a informação como verdadeira.
Ex.: “Obrigado pela força que tenho de vencer os obstáculos” - Ao invés de “Meu Deus, me dê forças para vencer esse obstáculo”. Na primeira frase, você está dizendo que tem a força; na segunda diz que não tem, e que precisa de ajuda externa. O inconsciente acata a frase que você escolher, como verdade, e multiplica a informação, trazendo mais disso para você – mais força ou mais dependência.
Indico que vá agradecendo as coisas boas de sua vida, até sentir que está relaxando o suficiente.

- Outra dica é imaginar que você está num lugar muito prazeroso e tranquilo –  pode ser conhecido ou não. Escolha seu lugar de relaxamento e vá criando (ou lembrando) imagens, doces e agradáveis. Ex.: uma praia com brisa leve, um campo de flores, um lugar na montanha, enfim, seja criativo e sinta qual lugar lhe traz mais calma e tranquilidade. Veja, ouça e sinta que está naquele lugar, usufruindo a  paisagem e a harmonia que lhe traz. Caminhe pela cena... Procure manter a imagem pelo máximo de tempo que for possível, até sentir que está relaxando mais e mais.

Talvez você durma durante o processo – não tem problema.

Você pode ir todas as noites para esse lugar e imagine que ele sempre lhe trará a tranquilidade que deseja.
Se acordar durante a noite, pode usar as mesmas técnicas até conciliar o sono novamente.

Pensar em coisas positivas, durante o estágio pré-sono, costuma trazer mais qualidade de sono e sonhos mais leves, o que lhe trará a sensação de corpo descansado e energizado, pela manhã.

Boa sorte e Boa Noite!!!


Mara de Felippe