segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Aproveite mais seu final de semana

Na correria em que vivemos, quando nos damos conta, o final de semana já acabou. Ainda fica a sensação de que não conseguimos descansar tudo o que precisávamos para angariar a energia necessária para mais uma semana de trabalho e compromissos.

É hora de começar a valorizar seu tempo o suficiente, e tomar algumas atitudes que o ajudarão a diluir as sensações negativas e dar mais cor e brilho às experiências prazerosas do fim de semana.


É claro que o primeiro passo é fazer uma programação antecipada para o seu tempo de descanso. Pense no que você gostaria de fazer sozinho, com a família ou com amigos.

Escolha atividades mais movimentadas para a sexta-feira à noite e o sábado de manhã - é uma boa forma de emendar a energia que restou da semana de trabalho com o prazer das “atividades sem fins lucrativos”, isso irá recarregar as baterias antes que elas cheguem ao fim.

Atividades como boliche, jogos em geral, corridas de kart e dança, são ótimas opções para a sexta-feira. Podendo complementar com caminhadas, banhos de mar ou piscina e passeios em lugares aprazíveis no sábado pela manhã.

Para o resto do sábado e o domingo, as atividades mais adequadas são as que não exigem tanto desgaste energético. Boas opções são o cinema, teatro, um bom encontro com amigos ou família e muito bate-papo despretensioso, ou mesmo brincadeiras divertidas com as crianças. A ideia é ir desacelerando, mesmo; mas, sem parar de se movimentar.

Temos mais prazer quando nossos corpos estão em movimento. Além disso, ocupando o fim de semana com atividades prazerosas, mantemos a sensação de produtividade. Se você lembrar daqueles dias em que não faz nada, certamente também lembrará como o tempo
passou rápido e como a sensação de improdutividade incomoda...

Muito bem! Bom começo!

Enquanto você usufrui o seu fim de semana, é importante estar “presente” a cada minuto, em cada atividade que estiver desenvolvendo. Um grande erro que cometemos é estar sempre preocupados com o que ainda vai acontecer ou envolvidos em pensamentos sobre o que já aconteceu. Esquecemo-nos de viver o “aqui/agora” – que sempre é o momento mais importante de nossas vidas.

Se vamos transformar nosso fim de semana em um tempo de prazer e reenergização, precisamos vivê-lo com consciência, usufruindo-o momento a momento.

Na verdade estivemos por muito tempo despreocupados com esse detalhe. Então, é necessário um novo treinamento – onde direcionaremos nossa atenção àquele momento específico que estamos vivendo. Bem vindo ao presente! Quanto mais atenção você der a cada movimento, a cada investida e a cada resultado, mais satisfação você tirará de cada fragmento do seu dia. Ao final do dia terá uma soma de milhares de pequenas satisfações.

Você terá ampliado suas experiências e a qualidade do seu prazer será inigualável.
É descobrindo esses pequenos segredos que transformamos uma vida “mais ou menos” em uma grande experiência – mesmo quando sua atividade foi simplesmente ir na esquina comprar um cachorro-quente com seu filho. Na verdade não importa muito “o que” você faz; a diferença está em “como” você o faz.

Vá em frente!
Escolha a atividade, e transforme seu fim de semana numa grande experiência de interação e satisfação!


Mara de Felippe