• Motivação é uma estratégia mental.
Existem dois tipos de Motivação, com diferentes direções, que funcionam de forma bem diferente e provocam diferentes resultados. A PNL chama de Direção de Motivação:
• Motivação por Afastamento- quando você se motiva a agir para se afastar de algo que não deseja. Ex.:Vou levantar da cama e ir logo para o trabalho, senão, vão me descontar mais um dia no salário.
• Motivação por Aproximação- quando você se motiva a agir para se aproximar de algo que você deseja. Ex.: Vou levantar da cama e ir logo para o trabalho porque estou desenvolvendo um projeto muito interessante.
Dependendo da situação, usamos uma ou outra direção de motivação, mas, uma delas é de nossa preferência e acabamos nos especializando em usa-la para a maioria das mais diversas situações.
Ontem você iniciou nosso programa de 7 dias, tomando consciência de como sua vida está hoje e como você gostaria que ela fosse.
Neste segundo dia, você deve ter em mãos duas das listas escritas ontem:
• Quero e Não Tenho” e
• “Não Quero e Tenho”.
Perceba, através das informações acima, que a primeira lista - “Quero e Não Tenho”- descreve a motivação por aproximação; e a segunda lista - “Não Quero e Tenho”- descreve a motivação por afastamento.
Perceba qual das duas listas é mais importante para você. Pegue esta lista (a mais importante) e reescreva-a, criando uma hierarquia de prioridades, à partir do item que você mais quer mudar. Vá numerando os itens: 1, 2, 3...
Faça o mesmo com a segunda lista.
Agora leia suas listas e identifique: “que mudança, se você a fizesse, faria a maior diferença na sua vida”?
“Pode ser que ela já seja um item principal, e também pode ser que, à primeira vista, ela pareça insignificante. Por exemplo: que diferença faria na sua vida se você acordasse todos os dias de bom-humor? Que mudança pequena, mas significante, você poderia fazer no seu dia a dia, agora, que incentivasse este estado de humor – um bom café da manhã, uma louça bonita, boa música, uma conversa, um acessório elegante? Examine de novo suas prioridades para encontrar esses itens que, provavelmente, se mudados, provocarão a mudança mais importante – e destaque-os”.
Tome consciência dessa informação.
Mara de Felippe