sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

1º Dia: Descobrindo onde você está

Duas coisas são necessárias para uma mudança acontecer:
• Saber exatamente onde você se encontra nesse momento e
• Determinar onde você quer chegar.
Só tendo estes dois dados você poderá traçar um caminho entre sua posição atual e sua posição desejada.


De forma consciente ou inconsciente, dividimos nossas vidas em coisas que gostamos e coisas que não gostamos. Richard Bandler (co-criador da PNL) propôs algumas subdivisões para estas categorias: Coisas que não gostamos e não temos / Coisas que não gostamos e temos / Coisas que gostamos e não temos / Coisas que gostamos e temos.
Baseados nestas subdivisões, propomos o primeiro exercício:

Para começar, pegue algumas folhas de papel, e use uma para cada lista aqui sugerida.

1- Faça uma lista com o título “Quero e Tenho” – Escreva o que você gosta em sua vida, desde coisas simples até as mais complexas. Destine a esta lista o tempo que for necessário.
2- Faça uma segunda lista com o título “Não Quero e Tenho” – Escreva tudo aquilo que você tem em sua vida, mas, que gostaria de eliminar: desde coisas banais, como “segundas-feiras”, até as coisas mais incômodas como “um chefe insuportável”. Tente lembrar de tudo o que você gostaria de eliminar em sua vida, e faça uma lista longa e criativa.
3- Agora faça a terceira lista, que vai estabelecer seus objetivos. Intitule-a: “Quero e Não Tenho” – Escreva todos os seus desejos, sem pressa. Dê bastante atenção a esta lista, ok?
4- A quarta lista terá o título: “Não Quero e Não tenho” – Conscientize-se, escrevendo uma lista de coisas que você não gostaria de ter em sua vida e que, de fato, abençoadamente, não tem. Esta também é uma lista importante; dê a atenção que ela merece.

Cada item de cada lista deve ser bem específico e real.

Terminou de escrever suas listas?
Muito bem!

Agora, observe as quatro listas. O que você percebe sobre elas, comparando-as entre si?
Talvez alguma delas tenhas sido mais difícil de escrever, outra mais fácil... É provável que uma delas esteja mais longa, outra mais interessante, outra parece mais real... Faça sua própria análise sobre suas listas e comece a perceber como sua vida está hoje e como você gostaria que ela fosse.
Tome consciência dessa informação.

** Este trabalho tem base no programa proposto por Steve Andreas e Charles Faulkner em seu livro: PNL – A Nova Tecnologia do Sucesso.**

Mara de Felippe
www.pnlflorianopolis.com.br