terça-feira, 3 de setembro de 2013

PNL & Regressão

A Programação Neurolinguística (PNL) desenvolveu várias técnicas regressivas na intenção de oferecer um tratamento terapêutico de efeito profundo e duradouro.

Em todas as técnicas regressivas propostas pela PNL, a idéia é alcançar a origem do desconforto emocional do indivíduo – onde quer que ela esteja – e trabalhar esta raiz terapeuticamente. A partir desta interferência, essa origem deixa de fazer “eco” em sua vida.
Percebam que a idéia não é uma simples identificação de origem, mas uma transformação da “programação inicial” – a partir disso, os sintomas, até então apresentados, deixam de ter sentido e tendem a ceder.

A PNL usa o termo “Programação” no sentido dado pela informática; sugerindo que nossos pensamentos, sentimentos e ações são programas, que foram criados em determinadas circunstâncias (muitas vezes negativas ou traumáticas) e, como tais, podem ser mudados.

A partir deste conceito, cai por terra o pensamento limitado e determinista de que as pessoas são o que são, ou se comportam de determinada maneira, por terem sofrido muito quando crianças, ou por terem passado por um grande trauma – e que isso nunca mudará, pois não há como apagar o passado.
O passado estará lá, como programação de um padrão de comportamento que tende a se repetir por toda uma vida. E, provavelmente, assim o será até que se decida interferir neste movimento de realimentação do sofrimento.

Muitas pessoas simplesmente se acostumam a um tipo de vida “sofrida e sem solução”. Às vezes, gostariam de mudar, mas queriam um milagre ou uma mágica que fizesse suas vidas se transformar em algo que projetaram como felicidade.

A PNL traz, com essa interpretação diferente e objetiva, uma possibilidade inusitada – a de alterar o programa original e fazer ceder os sintomas sofridos. Mas, para isso, o indivíduo que busca o tratamento deve estar consciente de que participará ativamente do seu processo terapêutico. Não é uma pílula dourada que o programador neurolinguista oferece ao seu atendido; mas sim, a possibilidade de, juntos, fazerem uma transformação na sua qualidade de vida.
Todo um embasamento teórico-filosófico está por trás do desenvolvimento das técnicas de PNL. Seus conceitos são muito bem estruturados e insistentemente testados até gerar um procedimento terapêutico. As suas técnicas regressivas são, em meu ponto de vista, o que de mais precioso considero de todo o seu conteúdo – são profundas e eficazes.