terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mecanismos da Hipnose

***Na hipnose acontece uma alteração nas ondas cerebrais – saindo do estado normal de vigília (consciência total) com ondas beta (13 a 25 ciclos/seg.), e indo para o estado hipnótico (entre  a vigília e o sono) com ondas alfa (8 a 12 ciclos/seg.) – podendo alcançar um estado de maior aprofundamento hipnótico (transe profundo), já com ondas teta (4 a 7 ciclos/seg). No sono profundo o indivíduo alcançará ondas delta (0,5 a 3 ciclos/seg.) – o que já não é mais considerado hipnose.

*** “Durante a indução praticamente todo o hemisfério cerebral esquerdo é ativado, e nas fases de sugestão, analgesia e alucinação existe visível ativação do giro anterior do cíngulo à direita” (Paulo de Mello)



1RelaxamentoNo início da hipnose ocorre a ativação de parte do hemisfério esquerdo pela indução ao transe.2


Diminuição da Resistência
Começa a desativação progressiva do giro frontal superior esquerdo, com aumento do pensamento dedutivo.


 
3Criatividade AmpliadaAtivação bilateral dos lobos occipitais com aumento da imaginação e visualização. 4Transe ProfundoAtivação do giro anterior do cíngulo à direita podendo gerar
alucinações e analgesia.


Resultados práticos
 
Efeito analgésico
A etapa final pode desencadear outras reações no cérebro, em áreas como o sistema límbico e a região periaquedutal, possibilitando diminuição da dor.


Revisão de conceitos
Com o aumento da capacidade dedutiva, o paciente passa a compreender com mais naturalidade e entender com menor resistência às sugestões do hipnoterapeuta.


Fobias e traumas    
Alcançando o inconsciente, se for induzida, a pessoa é capaz de se lembrar de memórias reprimidas, que muitas vezes são as causas desses problemas.

Estresse e ansiedade Nesta linha estão todas as doenças psicossomáticas. Sugerindo tranqüilidade e paz, o hipnoterapeuta treinado pode alterar os sistemas imunológico e hormonal.