quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Obsessão = Idéias ou Pensamentos que costumam aparecer com muita freqüência.
Compulsão = A repetição de determinadas atitudes ou ações.
 
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é a associação destes dois comportamentos e acomete cerca de 3,5 % da população brasileira.


Na prática, a pessoa que sofre com este transtorno é invadida por pensamentos negativos que lhe causam profundo medo e angústia. Na tentativa de amenizar estas sensações, acaba criando rituais, nem sempre lógicos, que têm que ser repetidos sempre que aqueles pensamentos aparecem – são o que chamamos de Rituais Compulsivos.
 
O T.O.C. é um dos problemas psicológicos que mais causam sofrimento, pois, acabam obrigando seu portador a realizar seus rituais, tornando-o completo escravo dos seus próprios pensamentos negativos. O que intensifica o sofrimento é que, a vítima, normalmente tem consciência de que a necessidade de repetição do seu ritual é uma coisa ilógica. Mesmo com essa consciência, não consegue deixar de fazê-lo. Ao mesmo tempo, estes rituais acabam por estimular ainda mais os pensamentos negativos. Controlar para não realizar o ritual também não funciona – a obsessão mais uma vez se intensifica.
 
Acredita-se que este transtorno tem causas genéticas e ambientais. O que se sabe, é que duas regiões cerebrais são as principais sedes do transtorno – o córtex órbito-frontal e os gânglios da base do cérebro. Estas regiões são responsáveis pelo processamento das informações recebidas e pelo controle do medo. Considera-se também, como causa, uma disfunção de serotonina.