quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Coloque objetivos em prática

Estamos numa época propícia para fazer planos. Grande parte das pessoas, motivadas pelo novo começo que a mudança de ano inspira, sentem-se impelidas a planejar um futuro diferente - como se todo o passado pudesse ser deixado para trás, junto com o ano que está por findar. É a historia do “adeus ano velho..., que tudo se realize no ano que vai nascer”. Muitos se motivam a dar outro rumo à vida e alguns acabam realmente conseguindo. Os que não conseguem ficam com aquele sentimento de “fracassei novamente”...

A diferença entre os que tentam e os que conseguem, está na forma de pôr em prática seu objetivo.
 
Antes de se entregar totalmente ao sentimento de fracasso, procure entender que o sonho é só o primeiro passo para a realização.
 
A Programação Neurolinguística estudou bem a questão dos objetivos e dá orientações eficientes para pô-los em prática. Siga os passos seguintes e seja bem vindo ao grupo dos que alcançam os seus sonhos.
  1. O seu objetivo tem que ser bem claro e específico, assim como os resultados que sua realização trará para sua vida. Somente sabendo onde se quer chegar é que se conseguirá começar a caminhar. Avalie se os resultados podem fazer parte de seu futuro, antes de ir em busca deles.
  2. Para conseguir realizar seus objetivos, eles têm que ser passíveis de concretização, dentro das possibilidades que você tem. Sempre que o alcance do seu objetivo estiver passando pela necessidade de participação de outras pessoas, você estará correndo o risco de não alcançar. Tente determinar seus objetivos de forma que dependam mais da sua dedicação do que da dos outros. Você pode se determinar a realizar seus planos, mas, os outros, não necessariamente têm que participar de seus sonhos. Como você, os outros podem escolher seus próprios caminhos. 
    Resumindo: escolha um objetivo que dependa de você – assim terá mais controle sobre suas realização.
  3. Especificando seu objetivo, identifique um prazo ideal para sua realização e um segundo prazo – o prazo máximo de realização. Seja prudente ao determinar estes prazos. Não queira reduzir este tempo a menos do que o realmente necessário para a realização, afinal, você não é o super-homem. Sempre que exigimos acima de nossas possibilidades, acabamos nos frustrando e nos sentindo fracassados.
  4. Então, comece a especificar seus planos de realização. Questione-se: O que o impediu de alcançar este objetivo antes? De que recursos você já dispõe para alcançar seu objetivo? Que recursos adicionais você precisa para realizá-lo? Como você vai chegar lá? Por onde tem que começar? Quais os passos a dar para que possa alcançar cada fase de seu objetivo – uma após a outra?
  5. Vá em frente!

Seguindo estas instruções você terá mais chance de êxito. Mas, lembre-se sempre que o fracasso não existe! Os resultados, mesmo sendo negativos, sempre podem ser usados como experiência e base para sucessos futuros.
 
Sonhe sempre! Corra os riscos de forma consciente e inteligente! Você já é um vencedor simplesmente por ter tentado; pois, muitas pessoas têm medo de seguir os seus sonhos... Você é uma pessoa especial!
Um feliz Natal e um “realmente próspero” Ano Novo!